Nutrição

Alimentação saudável envolve qualidade e quantidade do que ingerimos, os alimentos usados de forma correta são promotores de saúde.
É muito importante e necessário uma educação ou “reeducação alimentar”, pois a partir do momento que você adquiri conhecimento, tem como resultado mudança, melhorando assim seus hábitos alimentares.
O importante é a identificação de alimentos, ou grupo de alimentos, cujo consumo deva ser estimulado, mais do que formular proibições.
Temos como exemplo a pirâmide alimentar brasileira, que distribui os grupos de alimentos que precisamos ingerir, porém cada um em sua quantidade necessária, de forma saudável e balanceada. Quanto mais próximo do topo da pirâmide, menor é a quantidade que deve ser ingerida.

 

Na elaboração de uma dieta deve ser analisado sexo, idade, nível de atividade física e necessidades calóricas de cada indivíduo, por isso é muito importante o profissional Nutricionista adequar sua alimentação distribuindo carboidrato, proteína, lipídeos, vitaminas e minerais de acordo com a necessidade energética individual.

Dica:
Visando a manutenção de peso saudável e a prevenção de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo
2 e osteoporose, foi elaborado:
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO
ADEQUADA

1-Consuma alimentos variados, em 5 ou 6 refeições ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;
2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar peso após os 20 anos. Evite também o aumento da cintura;
3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;
4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhados de legumes e vegetais folhosos;
5. Coma 3 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;
6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.
7. Para lanches coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;
8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;
9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;
10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos 3 vezes por dia.

Referências:

VERDE, S.M.M.L; OLINDA, Q.B. Educação Nutricional: Uma ferramenta para alimentação saudável. RBPS, Fortaleza, 23(3): 197-198, jul./set., 2010.

SICHIERI,R; COITINHO, D.C; MONTEIRO, J.B; COUTINHO, W.F. Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab, vol 44 n3, Junho, 2000.

VINHOLES, D.B; ASSUNÇÃO, M.C.F. NEUTZLING. M.B. Frequência de hábitos saudáveis de alimentação medidos a partir dos 10 Passos da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25(4):791-799, abr, 2009.

PHILIPPI, S.T ; LATTERZA, A.R; CRUS, A.T.R; RIBEIRO, L.C. Pirâmide Alimentar Adaptada: Guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 65-80, jan./abr., 1999.